O Que Fazer em Rio do Sul | Passeios | Cachoeiras | Mirantes | Turismo

O Que Fazer em Rio do Sul?

Confira as dicas e os pontos turísticos que você não deixar de visitar ao conhecer Rio do Sul!

O município de Rio do Sul está localizado na Região do Vale do Itajaí e limita-se com os municípios de Agronômica, Lontras e Aurora. Ocupa uma área territorial de 260,357 quilômetros quadrados e possui uma população de 61.198 habitantes, de acordo com o censo 2010 do IBGE.
Com forte influência das culturas alemã e italiana, Rio do Sul está situado entre a Serra do Mar e a Serra Geral, possui paredões de cachoeiras, rios e montanhas que podem ser explorados de bicicleta ou a pé, e servem ainda de cenário para esportes como voo livre e canyoning. A cidade também preserva suas tradições em festas como a Kegelfest, Festa Nacional do Bolão e a Anima Italiana. Outro destaque é a boa oferta de indústrias e confecções de jeans.

Cachoeira da Magia

A Cachoeira da Magia é uma das mais belas do município. Local propício para banhos, sua queda d’água é de 35 metros de altura. No local os visitantes podem praticar atividades como rappel, tirolesa, pêndulo, trilhas, campismo, piscina natural e restaurante.

Catedral

Após a inauguração da pedra fundamental, em 1949, a Catedral São João Batista começou a ser construída em 1950. Em seu interior, a Catedral ostenta técnicas construtivas expressivas e singulares, mão-de-obra apurada, nichos que contêm imagens sacras numa proporção estudada e perfeita. Abóbadas, colunas, altar principal imponente decorado em mármore, pinturas nas paredes e teto com variadas luminárias.

Nos vitrais da Catedral, de riquíssimo valor, pode-se encontrar os nomes de famílias benfeitoras, da região. A construção, um dos cartões postais de Rio do Sul, símbolo do Alto Vale, é fruto do trabalho do arquiteto Simão Gramlich e do engenheiro Gino Alberto de Lotto e foi erguida no lugar da antiga Igreja Matriz.

Fundação Cultural de Rio do Sul

A sede da FCRS é denominada Centro Cultural Prefeito Nodgi Eneas Pellizzetti, uma das maiores estruturas públicas municipais destinadas à cultura em Santa Catarina. É um prédio que possui uma arquitetura peculiar e um grande valor histórico; por isso, é tombado como Patrimônio Histórico.

Mirante do Javali

O Mirante do Javali fica na Estrada do Redentor nº 4700, no Bairro Serra Canoas na Cidade de Rio do Sul/SC. Está dentro de uma propriedade privada, o valor de entrada é de R$ 10,00 por pessoa e está aberto para visitação todos os dias das 09:00 às 18:00 (exceto em dias de chuva).

Morro do Funil

O Morro do Funil é muito conhecido na região. É um marco de divisa entre os municípios de Pouso Redondo, Mirim Doce e Ponte Alta). O pico tem 1.257 metros de altitude em relação ao nível do mar e do alto descobre-se um dos panoramas mais bonitos da região, com as cidades próximas e as montanhas que as cercam. O local também é usado como ponto para telecomunicações devido a sua localização estratégica.

Museu da Madeira

Estimular valores culturais com o resgate do período do desenvolvimento econômico de origem e suas consequências. Este é um dos objetivos do Museu da Madeira, edificado em 2011, no Parque Universitário UNIDAVI.
Possui serraria movida a roda d’água, acervo que conta a história do ciclo da exploração da madeira na região do Alto Vale do Itajaí, reserva técnica, área administrativa e visita guiada.
O local está aberto à visitação e a entrada é gratuita. Além da comunidade, diretores e professores podem agendar horários para que os alunos conheçam o local e mais da história.

Museu Histórico Cultural

É uma instituição de interesse público que tem o objetivo de coletar, armazenar, catalogar, classificar, avaliar e conservar peças e documentos de valor histórico cultural. Desenvolve atividades de reflexão, preservação e conservação.
Salientamos como importante valor do museu, estimular e cativar a imaginação do aluno e visitante, despertar sua curiosidade, aprofundar o significado daquilo que se expões e proporcionar-lhe uma forma de reflexão.
O Museu Histórico realiza atividades educativas sobre a história de Rio do Sul, para alunos e professores. Suas exposições são temporárias e permanentes, destacando-se: Indígena; Estrada de Ferro; Cotidiano do Imigrante; Famílias; Fotografias; II Guerra Mundial; Saúde e Numismática.